Atendimento para crianças com autismo é implantado em três Caics de Manaus; veja locais
24/02/2025
(Foto: Reprodução) Coordenado pela SES-AM, o atendimento seguirá os princípios da Análise do Comportamento Aplicada (ABA), método com eficácia científica comprovada. Centros de Atenção Integral à Criança (Caics)
Secom
Um serviço terapêutico e multidisciplinar para atender crianças e adolescentes com Transtorno do Espectro Autista (TEA) de até 11 anos foi criado nos Centros de Atenção Integral à Criança (Caics) em Manaus. Coordenado pela Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM), o atendimento seguirá os princípios da Análise do Comportamento Aplicada (ABA), método com eficácia científica comprovada.
As unidades selecionadas para receber os atendimentos são:
Caic José Contente – bairro Jorge Teixeira, zona leste
Caic Gilson Moreira – Zona Norte
Caic+Especialidade Afrânio Soares – Parque Dez, zona centro-sul
Esses centros oferecerão acompanhamento em áreas como psicologia, fonoaudiologia, psicopedagogia, terapia ocupacional e psicomotricidade, auxiliando no desenvolvimento das crianças com TEA.
A secretária executiva de Atenção Especializada e Políticas de Saúde da SES-AM, Laís Moraes, ressaltou o impacto social da iniciativa. "O projeto do governo do estado é concentrar os atendimentos em uma clínica especializada, garantindo suporte com especialistas como psicoterapeutas, terapeutas ocupacionais e profissionais de psicomotricidade", explicou.
O primeiro centro a iniciar os atendimentos será o Caic José Contente, com inauguração prevista para junho. A unidade está na fase final de reforma e passará por adaptações específicas. O Caic Gilson Moreira segue o mesmo cronograma, enquanto o Caic+Especialidade Afrânio Soares, já reformado, também terá ajustes estruturais.
📲 Participe do canal do g1 AM no WhatsApp
Novos Caics
Além do novo serviço para crianças com TEA, o governo do estado anunciou a entrega de mais dois Caics, elevando para sete o número de unidades revitalizadas pelo programa Saúde Amazonas. As novas unidades, que serão reabertas em março, são:
Caic Alexandre Montoril – bairro Petrópolis
Caic Edson Melo – bairro Zumbi
Esses espaços oferecerão serviços de pediatria, enfermagem, psicologia e atenção básica, incluindo vacinação.
Com as novas entregas, cinco Caics já foram reformados e entregues em diferentes zonas da cidade. Outros quatro seguem em obras, com conclusão prevista para o segundo semestre de 2025. Durante as reformas, os serviços são mantidos em outras estruturas públicas, como escolas e centros de ensino.
A rede Caic+Especialidades, que atende crianças e adolescentes de até 17 anos e 11 meses, também foi ampliada. As unidades reformadas oferecem consultas em diversas áreas médicas, exames, distribuição de medicamentos de alto custo e serviço social.
O agendamento das consultas é feito pelo Sistema Nacional de Regulação (Sisreg), priorizando os casos mais graves.